Que as mídias sociais funcionam muito bem quando se trata de marketing não é mais segredo pra ninguém. Entretanto, surgem novidades o tempo todo e as tendências dessa estratégia variam de acordo com as mudanças.

Para alcançar este público, é preciso estar por dentro das novidades e compreender onde atuar para falar diretamente com essas pessoas. Saiba quais são as 5 tendências da vez em mídias sociais:

1. Conteúdo em vídeo ao vivo
A moda está apenas começando. Segundo pesquisa feita pela Social Media Examiner, em 2016 14% dos profissionais de marketing utilizaram este recurso pela primeira vez e, de acordo com pesquisa do HubSpot, 58% planeja usar este tipo de vídeo ainda em 2017. A plataforma mais comum é o Facebook Live. Instagram e Twitter também oferecem este serviço.

Como usar? Uma boa dica é fazer transmissão de eventos. Esta é uma forma, inclusive, de manter os seguidores envolvidos com a marca, pois dá acesso a uma programação da qual eles não poderiam participar se não assim.

É importante ficar de olho nos novos recursos que sempre aparecem nas plataformas de transmissão ao vivo para ampliar a estratégia.

2. Apps de mensagens instantâneas
A comunicação individualizada está transformando o modo como o atendimento ao cliente é feito. Os apps de mensagens como Whatsapp e o Facebook Messenger são uma enorme oportunidade para que falar diretamente com o cliente seja cada vez mais possível e uma tarefa simples de ser realizada.

Com estas ferramentas o atendimento ganha agilidade e eventuais problemas são solucionados com rapidez, o que faz a taxa de retenção de clientes aumentar. A vice-presidente de marketing do HubSpot classifica esse movimento como “uma evolução da infraestrutura” de uma empresa.

3. E-commerce de mídias sociais
O Facebook, Pinterest e Instagram já oferecem formas de promover compras dentro das plataformas. Se pensarmos que o público presente nas mídias sociais usa estas ferramentas para interagir com conteúdo relevante, o que faz sentido é fazer posts com ideias e tendências, por exemplo, e incentivar a compra sem ter que usar um call to action.

Segundo pesquisa, 56% dos consumidores disseram que  seguem as marcas para ficarem informados sobre a venda de produtos, enquanto que 31% dos compradores online usam as mídias sociais especificamente para procurar lançamentos.

4. Conteúdo efêmero continua ganhando espaço
Tudo começou com o Snapchat. O sucesso foi tanto que virou febre também no Instagram, chegou no Facebook e até no Whatsapp. A moda do conteúdo visual que desaparece depois de certo tempo publicado não vai passar tão cedo e as plataformas não param de lançar novos recursos.

Esta é uma ótima maneira de mostrar os bastidores da marca em vídeos não editáveis (apesar dos milhares de filtros possíveis) e sem roteiro pré-definido. Podem ser explorados vídeo de concursos e sorteios, entrevistas,  DIY (do it yourself), eventos ao vivo, anúncio de novos produtos, série de vídeos ou fotos… Tem que usar a criatividade, mas opções não vão faltar.

A dica é investir no Instagram, que tem 600 milhões de usuários contra os 150 milhões do Snapchat. Além da larga vantagem de público, os anúncios podem ser direcionados com base nos dados do Facebook e Instagram juntos, o que obviamente vai gerar maior retorno sobre investimento.

5. Cresce o investimento de publicidade em dispositivos móveis
O investimento em publicidade nas mídias sociais já deve ser uma realidade na empresa, mas os números devem aumentar cada vez mais. Segundo a HubSpot, o Facebook girou o capital de U$ 7 bilhões em 2017, sendo que 80% disso é fruto de anúncios para dispositivos móveis.

Com as mudanças no algoritmo do Facebook, que agora priorizam conteúdo de família e amigos, as marcas terão que oferecer anúncios mais criativos e interessantes se quiserem que estes cheguem a seu público.

Fonte: Hubspot.com