Você já conhece o novo eBook da Saber5? O Marketing Digital está com força total no mercado e são muitos os mitos sobre as boas práticas e estratégias a serem usadas em suas frentes.
Em parceria com a Resultados Digitais, listamos os principais mitos que vemos e ouvimos por aí e explicamos o porquê eles não funcionam.
Veja agora 5 mitos do Marketing Digital e baixe o e-book completo aqui.
Mito #1 – Sobre Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é sobre a minha empresa
Este talvez seja o erro mais primário de quem está começando. Marketing de Conteúdo não é sobre a sua empresa, mas sobre sua persona.
Marketing de Conteúdo é sobre os problemas/dúvidas/curiosidades que sua persona enfrenta e as informações e o conhecimento que você possui para resolvê-los.
As boas práticas de Marketing de Conteúdo preveem que a metodologia funciona para educar e fidelizar seu público-alvo sobre o assunto de seu nicho de mercado. O intuito disso é fazer com que esse conteúdo gere credibilidade e influencie na decisão de compra.
Em outras palavras, é para pessoas que poderão futuramente fazer parte de sua cartela de clientes. É fazer as pessoas conhecerem sua empresa antes de oferecer o produto/serviço.
Mito #2 – Sobre Mídias Sociais
Número de fãs é a principal métrica das mídias sociais
Talvez seja a métrica mais popular, mas não é a principal.
O número de fãs ou seguidores que você possui é uma prova de que sua empresa é engajada socialmente e pode influenciar decisões. Mas esses fãs são todos influenciadores? São potenciais consumidores? Estão qualificados como possíveis embaixadores de sua marca?
Defina quem será a persona que seguirá sua marca nas mídias sociais e trabalhe para que suas publicações cheguem a ela. Ter no radar a audiência errada pode custar mais caro no final.
Mito #3 – Sobre links patrocinados e mídia paga
Não vale a pena investir em links patrocinados e mídia paga para ter tráfego
Se você não investir, perderá oportunidade de impactar em canais e lugares onde está seu público-alvo e também o seu concorrente.
Vamos supor que você tenha uma loja em um shopping. Você não precisa pagar para divulgá-la. Porém, vai estar no mesmo nível de todas as outras concorrentes. Com a presença digital é a mesma coisa. Ter uma página no Facebook e não divulgar, por exemplo, é a mesma coisa. Lembre-se de que mesmo que sua empresa já tenha uma presença online, ela está dividindo o espaço com muitas outras. Investimento em links patrocinados e mídia paga irão destacá-la.
Você pode também criar segmentações para diferentes públicos via anúncios, que deverão impactar quem estiver interessado em um determinado assunto. Ou, também, pode impactar pessoas que não seriam alcançadas se não fosse pela segmentação de mídia.
Mito #4 – Sobre e-mail marketing
Ninguém mais lê e-mail
Vamos dar um passo para trás: todos possuem um e-mail. Para ter acesso a este e-Book, por exemplo, você precisou abrir a sua conta. O mesmo vale para cadastros em qualquer site, serviço e aplicativo: para criar uma conta no Facebook, por exemplo, você precisa de um endereço online válido.
É claro que existe uma diferença entre ter um e-mail e ler tudo o que se recebe. O grande ponto aqui é o interesse: se eu conheço o remetente e sei que seu conteúdo é de qualidade (irá me trazer algo de valor), com certeza vou engajar. É isso que faz você olhar para uma caixa de entrada cheia e escolher o que vai abrir.
Além disso, não é difícil encontrar casos de empresas, em diferentes setores, que produzem bons conteúdos, seguem as boas práticas de e-mail e atingem taxas de abertura de 50-60%.
Mito #5 – Otimização de conversão (CRO)
CRO é uma lista de boas práticas que aumentam a taxa de conversão
O CRO está longe de ser uma lista de boas práticas. Não existe uma fórmula infalível ou mesmo um check-list de mudanças e alterações que se deve fazer para ter uma alta taxa de conversão no seu site.
O que existe são estudos, testes e experimentos. Estes sim são capazes de munir um especialista com informações para uma otimização certeira na taxa de conversão de um site.
Preencha o formulário e baixe o eBook!
Posts relacionados
Os 7 pilares do Primal Branding
Você já ouviu falar em Primal Branding? Vamos conversar sobre esse assunto e você vai ver como essa estratégia de marketing está mais presente do que nunca, especialmente no momento digital que vivemos. Primal Branding e as comunidades Primal Branding, ou em...
Inbound Marketing: o segredo para atrair mais clientes
Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Vamos conhecer um pouco mais sobre essa estratégia de atração. O que é Inbound Marketing Inbound Marketing é uma estratégia de atração de clientes. Diferentemente da publicidade convencional, onde o anunciante busca o cliente...
Abril Azul e Verde
Abril chega com duas campanhas importantes e com duas cores para representá-lo: o azul e o verde. O azul representa a campanha de “Conscientização sobre o Autismo”, que foi instituída em 2 de abril. O motivo da escolha pela cor azul é porque essa cor é relacionada aos...