Em tempos de grande concorrência e serviços cada vez mais distintos, uma boa relação com o seu cliente pode ser o diferencial.

Para um negócio render bons resultados e crescer no mercado de trabalho, depende de diversos fatores como um bom planejamento, determinação e até uma boa intuição, mas, não se deve esquecer de uma das engrenagens mais importantes para um negócio deslanchar, o cliente! Em tempos de grande concorrência e serviços cada vez mais distintos, uma boa relação com o seu cliente pode ser o diferencial, por isso, vamos falar sobre a importância de ouvir o cliente.

Hoje em dia, o cliente está muito mais exigente com o que ele consome, procurando sempre pela excelência, pelo fato de poder escolher entre diversas opções no mercado, portanto, é necessário entender o seu público alvo, reconhecer seus gostos e aplicá-los, de modo com que à partir daí, seja construída uma boa relação, com foco no que o seu cliente precisa, pois cliente calado, pode ser um cliente perdido.

Para se obter uma boa relação, é necessário saber ouvir, isso é de suma importância pois, além de fidelizar o cliente, reduz os gastos do seu negócio e aumenta a sua credibilidade, um cliente fidelizado e satisfeito pode te ajudar no famoso “boca a boca”, espalhando o bom trabalho que está fazendo. Mas, apenas ouvir o que o cliente tem a dizer não basta, o diferencial é saber entender qual a sua necessidade e resolver o problema da melhor maneira possível.

Ouvir seu cliente pode não somente antecipar a resolução de um problema como também pode reverter uma experiência negativa e, no fim, fidelizá-lo por saber como ouvir, entender, suprir as necessidades e criar um vínculo. Lidar com pessoas não é fácil, mas com certeza é gratificante, paciência, bom humor e um bom diálogo são ferramentas que serão imprescindíveis para que exista um bom relacionamento com seu cliente e, consequentemente, bons negócios!

Share This