As apresentações em Powerpoint, ou PPT, estão em alta no universo corporativo. Não são poucos os jobs produzidos nas agências ligados a este tipo de material: relatórios, palestras corporativas, treinamentos e por aí vai. Mas foi-se o tempo em que bastava saber abrir uma caixa de texto e colar uma imagem no slide em branco para “mandar muito bem” em Powerpoint. Para que a apresentação seja relevante e bem-feita de verdade, é preciso dominar as funcionalidades da ferramenta e colocar a criatividade para funcionar, além de ter um bom conteúdo para compartilhar.

Leia também:

Como marcar presença on-line: os tipos de banner web

5 itens que não podem faltar no seu briefing

Vamos às dicas

1.       Em primeiro lugar, entenda quem é o seu público-alvo para alinhar a forma de comunicação. A partir daí, além de definir o tom do texto, será possível definir o tipo de comunicação visual: mais sóbrio, colorido, engraçado…

2.       Primeiro, organize as ideias e depois os slides. Defina estrategicamente o que entra em cada um deles, identificando o que deve vir antes e o que pode ser deixado para o final – por ser menos importante ou por ser o “grand finale”. Tudo depende do objetivo do material em produção.

3.       Textos devem ser curtos e objetivos. Apresentações em ppt são extremamente visuais e toda a mensagem textual deve ser pensada para o expectador bater o olho e entender. Não tem essa de ficar lendo um slide por muito tempo.

4.       As ilustrações devem ser escolhidas a dedo e seguir o padrão de comunicação visual. Lembre-se sempre que, apesar dos slides serem vistos separadamente, eles fazem parte do mesmo material e estão dentro do mesmo tema. Dê preferência para imagens de boa qualidade e alta resolução.

5.       O discurso. Por último, mas nem de longe o menos importante. Não adianta nada uma apresentação maravilhosa na tela se o apresentador não souber passar a mensagem. Ler o conteúdo dos slides está fora de cogitação, por isso é preciso estudar, treinar e cronometrar previamente se for preciso.

Durante a formulação da apresentação, tenha sempre em mente que é preciso construir argumentos e vender ideias, é pra isso que ela serve. Com isso, se as funcionalidades da ferramenta forem exploradas corretamente e a criatividade der as caras, o efeito é poderoso. Vale a pena experimentar.

Não esqueça que a Saber5 pode te ajudar, hein! 😉

Posts relacionados

Prefeitura de SP proíbe distribuição de panfletos

Prefeitura de SP proíbe distribuição de panfletos

A lei proíbe a distribuição de folhetos, panfletos ou qualquer tipo de material impresso com mensagens publicitárias. Você também tinha a impressão de que a planfetagem já havia sido proibida em São Paulo? Pois é, a gente também, mas nesta última terça-feira, dia 14,...

ler mais