Muitas pessoas não percebem, mas o design está em tudo. Muito além de anúncios e banners, o design é usado para formar imagens de marcas e dar unidade visual a campanhas. Presente, também, em eventos, o design dá “cara” a uma cerimônia, festa ou espetáculo, e essa “cara” nada mais é do que sua identidade visual. Sabendo disso, que tal conferir a identidade visual da Copa do Mundo Rússia 2018?
Logomarca
Segundo os responsáveis pela criação, o pioneirismo e a conquista espacial russa serviram de inspiração para a logomarca. O formato, baseado no troféu, leva cores escolhidas com base nas pinturas e paletas de cores históricas da cultura russa: vermelho, azul, dourado e preto. As estrelas simbolizam a experiência mágica que o evento promete proporcionar aos fãs de futebol. A cor vermelha em ascensão representa propulsão – espacial e do evento.
A fonte escolhida para completar a logo foi criada pela agência portuguesa Brandia Central e chama-se Dusha.
Poster
Apesentado no dia 28 de novembro de 2017, o pôster oficial da Copa 2018 segue a linha retrô e mostra um goleiro pulando para segurar uma bola antiga com a imagem do mapa da Rússia. O goleiro homenageado é Lev Yashin, nascido em Moscou, o único goleiro da história a ter ganho a Bola de Ouro, em 1963, e considerado o melhor jogador russo de todos os tempos. Yashin participou das copas de 1958, 1962, 1966 e 1970, e faleceu em 1990, aos 61 anos.
Mascote
O lobo siberiano Zabivaka foi escolhido como mascote da Copa do Mundo após votação no site oficial da FIFA. O personagem foi criado pela estudante russa Ekaterina Bocharova. No idioma local, Zabivaka significa “aquele que marca um gol” ou “artilheiro”. O mascote começou a sua jornada de promoção do evento no final de 2016, logo após ser escolhido.
Bola
A bola Telstar 18 foi fabicada pela Adidas em homenagem à bola usada na Copa de 1970, no México, Telstar – a primeira bola feita exclusivamente para uma Copa do Mundo. Ambas as bolas são brancas com detalhes em preto porque, em 1970, o design foi pensado para se destacar nas transmissões de televisão, que ainda não tinham cores , daí o nome: television star virou Telstar.
A diferença é que, em 2018, a bola é munida de tecnologia. Com um chip no seu interior, muda completamente a experiência de quem compra, mas não afeta a habilidade de quem joga. O chip NFC (Near Field Communication) permite acesso a um conteúdo especial, como informações sobre a composição da bola e desafios interativos que serão atualizados à medida que o campeonato avança. Para acessar essa rede, é preciso fazer o download de um aplicativo Adidas a aproximar o smartphone da bola.
Posts relacionados
Helvética: a fonte mais utilizada no mundo
COMO A HELVÉTICA SE TORNOU A FONTE MAIS UTILIZADA DO MUNDO O que o banco Itaú, o açúcar União, o McDonald’s, o Metrô de São Paulo, a NASA, a Nestlé e a 3M têm em comum? Todas essas empresas são representadas por logotipos feitos com a fonte Helvética, considerada a...
Teste 02
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi posuere luctus pulvinar. Maecenas ornare ante vel justo imperdiet, ut bibendum elit mattis. In et felis sit amet augue pulvinar condimentum ac vel velit. Morbi tincidunt ut ipsum a posuere. Sed nibh nisi,...
O processo de criação de uma marca
O processo de criação de uma marca depende de diversos fatores, como estudo de mercado, perfil do público alvo e estudos de conceito de marca Você com certeza já deve ter visto vários logotipos de várias marcas diferentes e deve achar alguns muito legais, não é...