Desde que o mundo é mundo (ou de que o design é design) a dúvida paira no ar: qual é o jeito certo de falar? Logotipo ou logomarca? Vamos acabar com essa dúvida e explicar como as coisas funcionam.

O termo “logomarca” ainda está na boca de algumas pessoas, mas dentro do universo dos designers difícil encontrar quem ainda use. A preferência fica para “logotipo” ou simplesmente “logo”.

Mas como saber nunca é demais, vamos às explicações:

Logotipo
Formalmente, o termo está relacionado às tipografias que são automaticamente associadas a marcas específicas. Quando a tipologia da Coca-Cola é usada em outro contexto que não da marca, ainda assim lembramos do refrigerante. Isso acontece com diversas outras grandes marcas.

No dicionário: Grupo de letras reunidas numa só peça, usado em tipografia para a composição de siglas e marcas comerciais ou de fabricação, com traçado característico, facilmente identificável.

Logomarca
Deixado de lado, o termo faz referência aos símbolos das marcas. A logomarca da Saber5, por exemplo, é a estrela com o “S” maiúsculo ao lado.  O da Apple é a famosa maçã mordida que qualquer pessoa consegue identificar só de bater o olho.

No dicionário: Representação visual de uma marca.

Dicas práticas
Agora que você já saber a diferença entre os termos, chegou a hora de saber identificar um bom logo. Esta é uma das peças mais conceituais e difíceis de ser desenvolvida. Nela deve estar expressa toda a mensagem que a marca quer passar – o conjunto imagem + cores + traços + tipografia deve trabalhar em harmonia para que isso seja possível.

 

Veja alguns conceitos básicos que um bom logo deve seguir:

  • Optar por cores simples, preferencialmente sem degradês e sombras
  • Usar no máximo dois tipos de fontes diferentes
  • Usar a menor quantidade de cores possível
  • Sempre verifique a aplicação reduzida para site, em tons de cinza e preto e branco.

Confira alguns logos desenvolvidos pela Saber5

Posts relacionados

Prefeitura de SP proíbe distribuição de panfletos

Prefeitura de SP proíbe distribuição de panfletos

A lei proíbe a distribuição de folhetos, panfletos ou qualquer tipo de material impresso com mensagens publicitárias. Você também tinha a impressão de que a planfetagem já havia sido proibida em São Paulo? Pois é, a gente também, mas nesta última terça-feira, dia 14,...

ler mais