A compra começa quando um cliente encontra o que precisa ou o que deseja, e não porque alguém ficou falando sem parar para escutá-lo.

Uma das coisas mais incômodas no mundo de compra e venda são os vendedores que não saem do pé do cliente. Não importa o que o cliente disser, o vendedor não se cansa e só para de oferecer quando escuta um “sim” e consegue concluir a venda. Acontece que ninguém quer ser abordado o tempo inteiro por empresas e marcas gritando desesperadamente: “comprem o meu produto, eu imploro”.

A venda agressiva pode funcionar em alguns casos, e deve ser (bem)usada. Mas é preciso ter em mente que, mais do que vender um produto, o que garante venda e fidelidade de cliente é oferecer soluções.

Leia também:

Banner web: o início da publicidade online

O que é SEO: 5 dicas básicas para começar a otimizar sua página na internet

Se tratando de publicidade digital, hoje ganham destaque na internet as marcas que conquistam espaço nos sites de pesquisa, como o Google. E estes sites estão interessados mesmo em oferecer boas experiências e soluções para seus usuários. Seja com estratégias de SEO (Search Engine Optimization) ou SEM (Search Engine Marketing), o Google, por exemplo, vai entregar para o usuário uma página que ele acredita que realmente vai trazer conteúdo relevante e de acordo com a busca ou navegação de quem está do outro lado da tela.

Ninguém quer comprar um produto porque um vendedor disse que é bom. Ou porque um banner não para de pular na tela do computador. Seja um objeto de desejo ou de necessidade, as compras acontecem porque aquele item é realmente relevante para quem compra. Por isso, entender o seu público e ouvi-lo é o primeiro passo para alavancar as vendas. Quem é? Do que gosta? Quais são os seus hábitos? Sobre o que fala? Quais são seus princípios de vida? Estas são algumas das perguntas que devem ser feitas antes de iniciar uma campanha. Ofereça soluções e ajude ao invés de vender.

Leia também as dicas de Joe McCambley, um dos criadores do primeiro banner web da história.

Posts relacionados

Prefeitura de SP proíbe distribuição de panfletos

Prefeitura de SP proíbe distribuição de panfletos

A lei proíbe a distribuição de folhetos, panfletos ou qualquer tipo de material impresso com mensagens publicitárias. Você também tinha a impressão de que a planfetagem já havia sido proibida em São Paulo? Pois é, a gente também, mas nesta última terça-feira, dia 14,...

ler mais