O consumo de podcasts aumentou no Brasil durante a pandemia e o país é o 5º no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts.
“Os podcasts falam ao pé do ouvido e criam uma relação íntima com o público, e a pesquisa (da Globo) vem para comprovar isso ao mostrar que mais pessoas passaram a se interessar pelo formato no contexto de isolamento social. Entre os entrevistados, são comuns os relatos de pessoas que dizem se sentir parte da conversa dos programas e, assim, se sentem menos sozinhas. Dos quase 100 milhões de brasileiros que consomem alguma forma de áudio digital, pelo menos 28 milhões já declaram ouvir podcasts.”, revela Guilherme Figueiredo, Head de Áudio Digital da Globo.
Mas antes de falarmos sobre esse mercado em ascensão, você sabe o que são podcasts?
O que são podcasts
Podcasts são programas em áudio digital que abordam assuntos variados e podem ter vários formatos: entrevistas, roda de debate, narrativas, reportagem, análise, monólogos e até mesmo prestação de serviços como por exemplo: meditações guiadas. Você pode consumir esse conteúdo tanto online quanto offline, por meio de plataformas de streaming como Spotify, iTunes, Google Podcasts, até mesmo no Youtube e entre outras plataformas. Normalmente, podcasts são divididos por episódios e a duração deles é variada, podendo ser de alguns minutos e até mesmo horas.
Dados
De acordo com a recente pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters, a estimativa é que o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes de podcast. Ou seja, praticamente 8% da população. Um número bastante expressivo.
- Em 2021, 31% dos entrevistados pelo Inside Radio declararam ouvir podcasts, um aumento de 32% na comparação com o ano anterior.
- Em pesquisa para a Globo, a Kantar revela que o número de ouvintes acima de 16 anos que ouvem podcast no Brasil saltou de 21 milhões em 2019 para 28 milhões em 2020. E a tendência é continuar crescendo. (Fonte: Negócios SC)
- Pelo menos 6 em cada 10 ouvintes mantiveram ou aumentaram o consumo de outros meios de comunicação quando aderiram ao formato podcast. Ou seja, o podcast amplia o leque de conteúdos sem tomar o lugar de nenhum meio.
- Entre os ouvintes do formato, 81% ouvem podcasts pelo menos uma vez na semana e apenas 19% possuem um consumo mais esporádico.
Uma das grandes vantagens do podcast é que, além de consumir um conteúdo do seu interesse pessoal você pode fazer outras atividades simultâneas. Para 44% dos entrevistados em uma pesquisa realizada pelo IBOPE para a Globo, os programas de podcasts são consumidos junto a tarefas domésticas, 38% deles relataram ouvir podcasts enquanto navegam na internet, 25% ouvem antes de dormir, 24% ouvem enquanto trabalham ou estudam, 24% no trânsito para trabalho ou faculdade, 20% com atividades físicas e 18% durante cuidados pessoais.
Quem é o público que ouve podcast
De acordo com a pesquisa do IBOPE realizada para a Globo, brasileiros que tem entre 25 e 34 anos são o grupo que mais consome esse formato. Entretanto, as outras faixas etárias não ficam para trás, o que revela um cenário multigeracional do consumo desse modelo de programa.
Os consumidores de podcasts estão se expandindo cada vez mais, e antes, o que se observava era que o perfil desse consumidor era mais nichado. O estudo mostra que a maior parte dos ouvintes são homens (51%) de 25 a 34 anos (28%), enquadrados na classe média (51%).
No período de um ano (de 2019 para 2020), o Brasil registrou um ganho de mais 7 milhões de ouvintes acima dos 16 anos, que escutam o conteúdo principalmente pelo smartphone. Importante salientar que os podcasts também tem mais penetração na vida de pessoas que já têm o hábito de ouvir música (45%), se comparado aos internautas de maneira geral (32%).
Ainda de acordo com a pesquisa da Globo, a maior parcela de ouvintes de podcasts tem o hábito de ouvir podcasts para momentos de lazer. Há um destaque para as diferentes gerações: Millenials costumam buscar podcasts especialmente para aprender sobre novos assuntos, enquanto a Geração Z costuma ouvi-los para acompanhar criadores de conteúdo específicos. Já a Geração X e os Baby Boomers os acompanham para se manterem informados de um modo geral.
Na publicidade e no marketing
Para metade dos ouvintes de podcasts no Brasil, os anúncios nessas plataformas são uma forma de se manter atualizado sobre os lançamentos do mercado. Esse fator torna o formato uma excelente ponte para novos produtos. Cinco em cada dez ouvintes de podcasts consideram que as marcas que investem em anúncios nesses espaços querem estar próximas do seu público e ganham uma característica de modernização, pois estão ocupando espaços inovadores e atuais que antes não eram explorados ou conhecidos.
Já pensou que essa pode ser uma excelente oportunidade para o seu negócio se conectar com a sua audiência de forma muito íntima e agregar valor à sua marca? As oportunidades de abordagem de temas em podcasts é quase infinita. Você pode explorar o universo da sua marca de forma muito mais abrangente e criar uma relação muito mais profunda com seu público, mais do que você conseguiria com anúncios tradicionais.
Dicas para criar um bom podcast
Já vimos que o universo de podcasts está em completa ascensão e que é muito vantajoso para seu negócio ter um programa desse para oferecer ao seu público. Mas você pode estar se perguntando: como fazer um podcast? Primeiramente, saiba que fazer um podcast é algo relativamente simples e de forma bem resumida, você só tem que gravar suas opiniões e/ou comentários sobre determinado assunto e disponibilizar isso para ao público.
Porém, vamos te dar aqui algumas dicas para você criar o seu podcast de forma bastante profissional.
1 – Planejamento
Defina e alinhe suas ações conforme os objetivos que você tem para o seu negócio com a criação desse podcast. Nesse momento inicial, os pontos que você precisa definir e planejar são:
· Quem é o seu público?
· Qual será a linguagem a ser utilizada?
· Quem é sua concorrência?
· Escolha um tema
· Escolha um formato (entrevista, monólogo, narrativa, debate…)
· Qual será a duração do meu episódio?
· Planeje seu conteúdo
· Você terá convidados? Quem serão?
· Faça um roteiro dos seus episódios
· Defina a frequência de publicação
· Terá um CTA? O CTA pode ser levar alguém pro seu site, blog, baixar um produto digital, assistir um vídeo, etc…
· Em qual plataforma você irá hospedar os podcasts e receber seus ouvintes?
2 – Gravação
Para o momento da gravação, a escolha do local deve ser feita com bastante atenção. Escolha um ambiente silencioso, tranquilo e preferencialmente com isolamento acústico para evitar barulhos externos. Esses detalhes podem facilitar muito a sua vida na hora da edição dos áudios, pois você terá menos trabalho para minimizar possíveis ruídos.
3 – Edição
Essa etapa pode ser a mais desafiadora do processo, especialmente se você nunca usou programas de edição de áudio antes. Mas, não se assuste, podcasts têm um processo de edição simples, bem mais simples do que outros arquivos de áudio.
Para começar, tenha certeza de que você salvou uma cópia dos arquivos de áudio da gravação original. Isso vai te resguardar de qualquer problema que você tenha durante o processo de edição e precise do material bruto em algum momento.
A parte técnica da edição vai depender muito do software que você escolher para trabalhar. Dica bônus de software de edição de áudio: usando o Audacity, você terá um guia de edição que vai te ajudar nesse processo e tornar tudo mais fácil.
4 – Publicação
A publicação de um podcast pode ser feita tanto em agregadores quanto em plataformas de streaming. Para publicar em um agregador, você tem que escolher um aplicativo para hospedar e um ter feed RSS para ser lido por esses aplicativos, o que pode ser feito facilmente pelo SoundCloud, por exemplo.
Dependendo do site ou aplicativo que você escolher hospedar, eles dão um passo a passo detalhado para você subir a sua mídia. Mas, geralmente, o que você precisa fazer é:
· Criar uma conta;
· Completar as informações de perfil;
· Ajustar as configurações de conteúdo;
· Enviar seu feed RSS;
· E, no final, analisar as estatísticas de acesso.
No caso de uma plataforma de streaming como o Spotify, por exemplo, você já precisa ter hospedado o seu podcast em um aplicativo como os que eu falei ali em cima, e não apenas enviar o feed RSS.
Você sobe o arquivo já hospedado e, desde que tudo esteja conforme as regras, ele estará público em um prazo de em média 2 a 5 dias. Fique atento, pois você não será notificado quando for ao ar. Aqui é você que acompanha se já entrou ou não.
5 – Divulgação
Divulgue seu podcast nas suas redes sociais, chame as pessoas para conhecerem, envie e-mail marketing para sua base de clientes.
Dicas extras: para criar uma boa audiência fiel ao seu podcast, mantenha a frequência de episódios, tenha cuidado com o que você fala, pense bem nas palavras e na forma de colocá-las. Lembre-se que agora você passa a ser um formador de opinião e as pessoas estão muito atentas ao que é dito e compartilhado hoje em dia. Não esqueça de usar técnicas de SEO e palavras-chave para que as pessoas te achem de forma mais fácil e para que você vá se tornando relevante no assunto. Embora o podcast seja um programa em áudio, você utilizará conteúdos em texto para complementá-lo, seja na descrição dos seus episódios ou mesmo no local para onde você quiser levar as pessoas, se houver um CTA.
E aí, se animou para criar seu podcast? Você tem o costume de ouvir podcasts? Quais são os seus preferidos?
Conta aqui pra gente nos comentários!