O marketing de conteúdo está em todo lugar: seja em um blog ou nos posts de mídias sociais. Sem ele é praticamente impossível alcançar um bom lugar na indexação dos mecanismos de busca.

Na publicidade, quando pensamos em abordagem de cliente, a primeira coisa que vem à mente são as chamadas feitas para vender. Ou seja, aquelas famosas frases marcantes que colocamos nos botões de “call to action”. “Compre”, “faça” e “clique” são palavras que não podem ficar de fora de uma peça. Tudo isso traz, sim, grandes resultados, mas quando falamos em marketing de conteúdo estamos falando também em imersão e identificação. Uma boa receita para atrair e reter clientes, além de gerar receita.

É preciso produzir conteúdo relevante que agregue valor à marca e provoque o engajamento. Entender sobre o que as pessoas querem falar é o primeiro passo para abrir um canal de comunicação com o público. Depois disso, o resultado certamente vai aparecer.

Leia também:

O que é SEO: 5 dicas básicas para começar a otimizar a sua página na internet

Em qual mídia social minha marca deve estar?

Um bom exemplo de marketing de conteúdo são os blogs. É neste espaço que a marca vai criar um ambiente de imersão na sua área de atuação. Se o seu negócio se trata de uma loja de móveis, por que não dar dicas de decoração e informar os clientes das tendências do setor? Se é uma agência de publicidade, como a Saber5, o blog pode ajudar os clientes com dicas para que o serviço oferecido seja usado da melhor maneira. Então, podemos dar dicas dos materiais ideais para serem utilizados em cada tipo de campanha ou explicar conceitos que podem contribuir para o crescimento dos negócios do cliente (como estamos fazendo agora!).

Deste modo, a marca não simplesmente diz o que está vendendo, mas agrega valor ao trabalho e, numa tacada só, estreita as relações com seu público. Quando o conteúdo produzido é realmente relevante, as chances de interação e compartilhamento aumentam proporcionalmente – o que significa aumento do tráfego orgânico.

Mas é só no blog que eu posso aplicar o content marketing? Não, o conteúdo na publicidade vai muito além de posts como este. O conceito pode ser aplicado em newsletters, vídeos, redes sociais, eventos, e-books etc.

Não importa o meio que você escolher para aplicar os conceitos do marketing de conteúdo, pode ser um ou todos. E você pode sempre inovar. Mas não se esqueça: a melhor estratégia para a marca será aquela que chega onde o público está e conversa direta e claramente com ele.

Para saber sobre marketing de conteúdo e SEO, acesse o blog da MOZ e descubra como criar o conteúdo certo para sua estratégia de marketing (conteúdo em inglês).