Estas referências gerais do design ajudam o cliente a não ficar perdido e o criativo para saber o que fazer 🙂

Na hora de pedir uma peça, nem sempre é tão fácil explicar para o criativo o que está na nossa cabeça. Um bom começo é conhecer algumas referências gerais para especificar tamanho de papel, medidas das peças online e até os métodos de impressão, quando for o caso.

Estas referências devem estar acompanhadas de algumas informações como local de veiculação, público-alvo, objetivo da peça, conteúdo e referências que darão um caminho para o criativo seguir. Com essas dicas, vai ficar facinho pedir um job aqui na Saber5 😉

Leia também:

Como marcar presença on-line: os tipos de banner web

5 materiais que não podem faltar no seu PDV

Vamos às referências gerais

Medidas

Normalmente, para especificar o tamanho de uma peça, indicamos primeiro a largura e depois a altura. Ou seja, quando a medida chega para o criativo como 24cm x 10 cm o que ele entende é que a largura tem 24 cm e a altura 10 cm. Mas, ainda que seja padrão, é sempre bom reforçar com o criativo na hora de pedir a peça.

Tamanho de papel

Os tamanhos mais usados são o A3, A4 e A5, mas existem muitos outros. Tudo vai depender da finalidade do trabalho. No esquema abaixo é possível identificar os tamanhos de cada tipo e comparar.

 

 

Métodos de impressão

Quando se trata de métodos de impressão, as opções são muitas. Vamos listar as mais comuns aqui.

Offset – Feita exclusivamente em papel e indicada pra impressões em grandes quantidades. É bastante utilizada para folders, cartões de visitas, folhetos, cartazes e envelopes.

Digital – Impressão exclusiva em papel, mas feita para pequenas quantidades. As cores usadas aqui são um pouco diferentes da offset e os formatos costumam ser menores. Normalmente, o tamanho máximo para este tipo de impressão é A3.

Serigrafia – Também conhecido como silk-screen, este tipo de impressão pode ser aplicado em diversos materiais: papel, acrílico, PVC, tecido, etc. Este é um processo manual, então pode ser feito em grandes ou pequenas quantidades. As formas de acabamento podem ser mais requintadas, como fazer em relevo, e é possível escolher entre impressão fosca ou brilhante.

Posts relacionados

Prefeitura de SP proíbe distribuição de panfletos

Prefeitura de SP proíbe distribuição de panfletos

A lei proíbe a distribuição de folhetos, panfletos ou qualquer tipo de material impresso com mensagens publicitárias. Você também tinha a impressão de que a planfetagem já havia sido proibida em São Paulo? Pois é, a gente também, mas nesta última terça-feira, dia 14,...

ler mais