O projeto se chama Sabor das Músicas e possui mais de 44 milhões de combinações entre ritmos e receitas gastronômicas.

Música e gastronomia são paixões compartilhadas por muitos, inclusive por nós aqui da Saber5, mas, você já imaginou poder juntar essas duas coisas? Em parceria com o Spotify, a Tramontina, empresa especializada em utensílios de cozinha e a J. Walter Thompson Brasil criaram um algoritmo sinestésico que transforma seu ritmo favorito em receita culinária diferente.

O projeto se chama Sabor das Músicas e conta com três especialistas nas vertentes, o Dr. Marcelo Costa, neurocientista e chefe do departamento de neurociência da USP (Universidade de São Paulo), João Rocha, maestro da Universidade do Kentucky nos Estados Unidos e Renato Carioni, um chefe brasileiro do Bocuse D’or. Os estudos duraram seis meses e o primeiro passo foi dado pelo neurocientista e pelo maestro, que filtraram os parâmetros utilizados pelo Spotify para a classificação das milhões de músicas disponíveis. Para que isso fosse possível, ambos usaram o princípio da sinestesia, que é a condição cerebral caracterizada pela superposição dos nossos sentidos.

 

“Someday”, dos Strokes, tem gosto de arroz de polvo com cebola na brasa e polenta rústica

Imagem: Reprodução

Após os meses de estudos, a categoria de ‘duração’ virou ingredientes, o quanto a música é ‘dançante’ foi classificado como temperatura, a ‘energia’ como densidade e textura, ‘positividade’ como amargor/acidez e a nota musical ficou responsável pela harmonização. Esse banco de dados foi reunido e deu origem a uma inteligência artificial que tem a mesma tecnologia utilizada em sistemas financeiros, que faz uma combinação entre as classificações do Spotify, assim como diferentes combinações de ingredientes. Com isso, foi possível criar os pratos.

Ficou com vontade, não é? Para descobrir o seu sabor, acesse o site do projeto, conecte sua conta do Spotify e escolha uma música de sua preferência, depois é só clicar em ‘gerar receita’ e pronto, ele vai calcular os parâmetros e vai gerar um prato.

Share This